quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Notícias Amorosas


NOTÍCIAS DE BIBLIOTECAS COM ACTIVIDADES/EVENTOS PARA O DIA DOS NAMORADOS 2008:

- Biblioteca de Angra do Heroísmo promove mostra sobre o Amor

De 14 e 29 de Fevereiro, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo promove uma mostra biblio-iconográfica sobre o amor, em particular “O Amor nos livros”.

A iniciativa, que pretende comemorar o “Dia dos Namorados”, realça a valiosa bibliografia existente em língua portuguesa sobre esta temática.

A mostra tem por objectivo uma aproximação ao livro e aos autores, promovendo, também, a divulgação, junto do público, de algumas obras que integram os fundos bibliográficos daquela instituição.

Durante aquele período, serão oferecidos diversos poemas e cartas de amor aos utilizadores dos livros, podendo a mostra ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 19 horas, e aos sábados das 9:30 às 12 horas.

Via Açoriano Oriental online

- Biblioteca assinala Dia dos Namorados

A Biblioteca Pública Municipal de Setúbal vai assinalar o Dia dos Namorados, na quinta-feira, às 18 horas, com a iniciativa “Os Poetas Dizem o Amor…”.

Poetas setubalenses, como Alexandrina Pereira, Fernando Paulino, Helena Sousa Freitas, Manuela Matos, Maria Clementina, Jorge Faria, José Raposo e Linda Neto, dizem poemas de amor, ao som de acompanhamento musical e de uma apresentação multimédia.

Via O Setubalense

- Dia de S. Valentim na Biblioteca da es/3 de Carregal do Sal

14 de Fevereiro, a partir das 14 horas, leitura de poemas de amor de autores africanos e sul-americanos. Aparece!

Via Acontece na Biblioteca da es/3 de Carregal do Sal

- Descobrir cartas de amor nos trilhos da biblioteca

Se o amor é, também, poesia, o lugar para o celebrar pode muito bem ser uma biblioteca. E essa é justamente a proposta da Câmara Municipal de Matosinhos para assinalar o dia de S. Valentim. A Biblioteca Florbela Espanca será palco, hoje, entre as 10.30 horas e as 18.30 horas, de um labirinto literário baptizado "Trilhos do Amor". E a obra da poetisa [1894-1939] será o material oferecido aos munícipes para a fruição do dia em que os afectos, teoricamente, estão mais à flor da pele.

A área que envolve o edifício, incluindo o jardim e os lagos, estará cheia de mensagens de amor "escritas para os que amam alguém e para os que não amam ninguém".

Quem visitar o equipamento pode resgatar uma dessas mensagens, desde que escreva outra para deixar de troca no mesmo local. Afinal, se o amor é altruísta, ele crescerá tanto mais quanto mais for partilhado. Como não há limite de idades, da parte da manhã, entre as 10.30 e as 11.30 horas, o auditório da biblioteca será o local de acolhimento do amor jovem. O espectáculo "Eupeu apa mopo tepe", de autoria de Paulo Condessa, é dedicado às crianças entre os oito e os 10 anos. À tarde, entre as 14 e as 17 horas, será a vez de "Saiu-me a paixão pela boca", da companhia Teatro Reactor, uma actuação in situ que pretende jogar com o imprevisto, cantando-se e declamando-se poemas breves em horário incerto em diferentes espaços da biblioteca.

Ainda durante a tarde, para quem esteja nos primeiros passos dos afectos, estará disponível a "Banca perfeita", que oferecerá amores-perfeitos com bandeiras em branco, para que se possam escrever poemas e para entregar a pessoas perfeitas. Ao fim da tarde, há yoga em dose dupla.

Via Jornal de Notícias

- Antes ou depois de visitar uma biblioteca, descubra a ciência do amor no Pavilhão do Conhecimento


Será que a endorfina libertada quando comemos chocolate nos põe mais bem-dispostos e disponíveis para amar? Terá cada pessoa um odor que é identificado pela sua cara-metade? Poderá a ciência ajudar-nos a preparar uma receita especial para o Dia dos Namorados? E como garantir que um preservativo defeituoso não estrague um encontro romântico?

A 14 de Fevereiro, Dia de S. Valentim, venha descobrir a ciência dos enamorados no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva.

Aplicando alguns conhecimentos de química, surpreenda a sua cara-metade com uma vela em parafina, um sabonete de glicerina em forma de coração ou sais de banho perfumados, feitos por si no espaço da Cozinha é um Laboratório.

Saiba quais os testes a que os preservativos são sujeitos antes de serem postos no mercado e esclareça eventuais dúvidas com uma equipa do Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos, a entidade responsável pelo seu controlo de qualidade.

Assista à acção de sensibilização organizada pela Coordenação Nacional para a Infecção VIH/SIDA e reforce no Dia dos Namorados os seus conhecimentos sobre como viver uma sexualidade sem riscos.

E porque crianças conscientes darão lugar a adultos responsáveis, uma equipa de técnicos do Instituto de Apoio à Criança irá dinamizar actividades para o público infantil do Pavilhão do Conhecimento.

Deixe-se ainda guiar pela exposição Knojo! A Ciência Indiscreta do Corpo Humano e descubra porque é que o nosso corpo liberta determinados odores, por exemplo, quando estamos nervosos porque fomos tocados pela seta do Cupido.

E por falar nele, todos os que casais que se revelem apaixonados têm neste dia entrada gratuita no Pavilhão do Conhecimento.

Via Pavilhão do Conhecimento

Sem comentários: